Já pensou em como serial legal ser um fotógrafo e ter trânsito livre entre as maiores lendas do rock mundial, podendo documentar tudo o que se passava nos bastidores durante quase cinco décadas? Pois é, Bob Gruen é um desses sortudos. Tanto, que alguns o consideram uma lenda do rock, mesmo sem nunca ter tocado em banda nenhuma. Dizem também que um cara é fera quando o seu trabalho é mais conhecido do que ele próprio. Pra quem é do meio e/ou gosta de rock, certamente Bob é bem conhecido. Mas, mesmo quem nunca ouviu falar dele, certamente já deve ter visto uma de suas fotos.
Quem não se lembra daquela imagem de John Lennon, em frente à Estátua da Liberdade, fazendo o sinal de "paz e amor" com a mão? Essa famosa foto foi tirada poucos anos antes de Lennon ser assassinado. Até eu tenho uma foto lá fazendo a mesma pose... Bobo, aliás, era fotógrafo particular de Lennon quando este se mudou para Nova Iorque, no começo dos anos de 1970. Por isso, boa parte da mostra é dedicada a fotos do ex-Beatle. Tem também aquela do Led Zeppelin ao lado de seu Boeing particular, coisa extremamente grandiosa para a época (se bem que ainda hoje poucas bandas tem um desses). Não podemos esquecer a clássica imagem do Sid Vicious lambuzando-se enquanto comia um cachorro-quente. Lembrou? Pois todas elas são obra de Bob Gruen.
O livro-álbum "Rockers" surgiu de uma exposição mundial que foi editada no Brasil em 2007, no Museu de Arte Brasileira da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), durante a comemoração dos 60 anos da entidade. O curador da mostra, acreditem, foi o Supla, amigo pessoal do fotógrafo. Na exposição era possível visualizar um pouco do que Bob viu e clicou durante todos os seus anos de backstage. As fotos foram divididas em seções, que também estão representadas no livro. As obras vão desde fotos mais elaboradas até aquelas quase impublicáveis. Não faltam registros de ensaios, shows, bastidores, festinhas, etc. Tem até groupies com seios à mostra. Se bem que, pelo rock e pela natureza das obras, fica mais legal dizer que eram “putas com as tetas de fora”. Ao menos acho que um roqueiro assim escreveria.
O livro tem páginas grandes, é pesado, ricamente ilustrado e tem dois lados ou capas. De um lado, a capa mostra Lennon e contém fotos em miniatura, demonstrando como estava organizada a exposição e como as obras estavam dispersas nas paredes. É como se fosse um resumo do que tem no livro e, portanto, é uma parte mais curta, com poucas páginas. Tem até uma planta baixa da galeria, com a localização das respectivas seções. Do outro lado, e de cabeça para baixo, a capa é a foto de Sid Vicious que mencionei há pouco. No conteúdo tem basicamente as mesmas fotos da outra parte, porém em tamanho grande. Logicamente, ao chegar ao fim de uma parte, você tem de virar o livro de cabeça para baixo para continuar lendo a outra.
É um ótimo livro pra quem gosta da história do rock. E por ser mais ilustrado do que escrito, é do tipo que você vai ler inúmeras vezes. Acreditem ou não, ganhei ele de presente de casamento, há alguns anos. E adorei, justamente por gostar das coisas relacionadas ao tema. É um daqueles dos quais nunca vou me desfazer. No máximo, emprestar.
Dados do livro:
Título: Rockers
Autor: Bob Gruen
Editora: Cosac & Naify
Páginas: 220
0 comentários:
Postar um comentário