Para quem gosta de ler a respeito de teorias conspiratórias, essa é uma boa pedida. Este livro trata de uma aliança entre a IBM e a Alemanha de Hitler, onde a empresa fornecia suporte tecnológico de diversas formas ao Terceiro Reich. No livro, a Big Blue é acusada de fornecer sistemas de identificação e catalogação de pessoas (no caso, de judeus) a Hitler através de sua tecnologia de cartões perfurados, o que possibilitou a ele confiscar bens, deportar, torturar e matar essas pessoas.
A empresa, segundo o autor, não se preocupou com valores morais, tendo suas ações claramente baseadas nos lucros exorbitantes que conseguiria e que, segundo o livro, foi uma das causas que ajudaram a alavancar a IBM e a levá-la ao patamar de grande corporação mundial. Edwin Black fala ainda que os números assombrosos do Holocausto só puderam ser atingidos porque a IBM forneceu tecnologia para isso, uma vez que seria quase impossível para Hitler conseguir fazer esse processo de catalogação de milhões de Judeus de forma manual e em tão pouco tempo.
É uma leitura para reflexão, sem dúvida. Mais que uma teoria conspiratória, o livro cita diversos fatos, alguns dos quais a empresa até hoje, apesar de negar as acusações, ainda não conseguiu explicar claramente. Leia e tire suas próprias conclusões.
Título: A IBM e o Holocausto
Autor: Edwin Black
Editora: Campus
Páginas: 624
0 comentários:
Postar um comentário