15/04/2014
O serviço da troca da mini frente vai ser bem meticuloso, porque, por exemplo, cortar e colocar uma nova requer um grande trabalho de adaptação. O chapeador disse que precisa colocar e tirar o capô várias vezes para garantir que vai ficar bem alinhado. Além disso, ele quer fazer o trabalho de maneira isolada, para ficar bem feito e não aparecer nenhuma marca. Pra isso, precisa terminar as outras tarefas que está fazendo agora para poder se concentrar apenas no meu carro. É um trabalho de paciência, mas que precisa ser bem pensado para que fique impecável como eu quero.
Um detalhe que descobrimos é que a gambiarra feita na mini frente tinha explicação: ela já havia sido trocada por um dos donos anteriores. Ou seja, a que estava no carro já não era a original. Mais um motivo para trocar por uma nova.
Como vocês podem ver nas fotos, as soldas ainda são brutas, mas serão desbastadas e ficarão imperceptíveis. Também estamos cobrando o pessoal da funilaria para garantir que não fiquem vãos quando do fechamento do capô. Surgiu um problema de ferrugem sob o assoalho da bateria. Ele será recortado e trocaremos meio assoalho traseiro do lado direito.
Os suportes do parachoque traseiros já foram removidos e serão substituídos por um novo par que já está na oficina. Segundo o pessoal, a partir de agora a restauração será mais ágil pois a parte de funilaria e alinhamento era a mais demorada mesmo.
Parte do assoalho que será trocada |
Traseira |
Mini-frente antiga retirada |
Nova mini-frente colocada (ficou exatamente onde deveria, reparem nos encaixes): |
Primeiro teste do encaixe do capô |
Aqui, um detalhe: a mini frente comprada, obviamente, é uma peça de reposição, pois encontrar uma original, mesmo em ferro-velho, é quase impossível e dificilmente estaria alinhada. Embora o catálogo mostrasse que a peça era para modelos acima do ano de 1971, há algumas diferenças em relação ao que realmente deveria ser e algumas medidas precisarão ser tomadas:
1 - A abertura da caixa de direção, originalmente é um buraco em formato de meia-lua. Na mini frente nova é quadrada. O que iremos fazer é recortar a parte da meia lua da mini frente antiga e soldar novamente na nova, no lugar da abertura quadrada.
2 - O berço do esguicho da peça instalada possui um suporte onde vai preso o reservatório, nos fuscas que tem bomba de água do limpador acionada pelo pé, o que não é o meu caso, já que o esguicho é acionado por um botão no painel. Essa parte é relativamente simples, pois basta retirar o tal suporte.
Mini frente comprada possui algumas diferenças em relação à original. |
Feito esse serviço, iremos colocar/reproduzir a numeração da carroceria (que vai direto na lataria, abaixo do buraco em forma de meia-lua). Aí estará praticamente terminada a parte de funilaria e poderemos começar a pintar o carro. São problemas normais decorrentes de qualquer restauração e temos de estar sempre prontos para esse tipo de coisa. Afinal, ninguém disse que isso é fácil. Por isso, sempre recomendo que qualquer restauração seja feita sem pressa e sem medo, porque imprevistos sempre irão acontecer. É praticamente mandatório nesses processos. Então, keep calm and resume the restoration...
Se meu Fusca falasse, ele diria que se sente como se tivesse passado por um transplante de cabeça...
Boa tarde tudo bem? Eu estou querendo fazer a mesma coisa que você que é trocar a mini frente, a minha frente está presa por um parafuso só porque o outro enferrujou e quebrou, você acha que eu deveria trocar a mini frente toda ou só mandar solda colocar um novo suporte que prende a carroceria, o que seria melhor me dá uma dica aí kkk obrigadooo!
ResponderExcluirOlá, melhor trocar mesmo. Mas preste atenção na abertura da caixa de direção. Hoje em dia todas as mini frentes do mercado vem com abertura redonda. Nem a quadrada usam mais. Então se o seu carro for abaixo de 74, ela tem que ser em formato de meia lua, como o meu. Abraço!
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