quinta-feira, 3 de abril de 2014

Se Meu Fusca Falasse - Capítulo 11: Início da Desmontagem

06/02/2014


Enfim, chegou o dia de colocar a mão na massa! Depois de tanta espera, comecei finalmente a restauração do carro. Nessa etapa se faz a desmontagem inicial, onde retiram-se o motor, tapeçaria, vidros, acabamentos e demais "miudezas". Defeitos mais gritantes podem aparecer agora, mas a maioria só será vista mesmo quando se fizer a retirada das partes da lataria, como portas, para-lamas e capôs. E essa parte mais pesada não será feita no mesmo local. Assim que essas partes menores forem retiradas, o carro será levado diretamente para o atelier responsável pela funilaria e pintura, que fica em outra cidade. 

Depois disso, iremos verificar o que precisa ser feito em termos de funilaria, para só então começar a preparação para a pintura da carroceria. Apenas depois desse processo o carro retornará para a Cia do Fusca para ser montado novamente, já com as demais peças faltantes restauradas ou compradas.




Fiação desorganizada, mas sem maiores defeitos.
 
Lentes traseiras retiradas. Não serão aproveitadas. Serão substituídas por originais Polimatic

Pequena "gambiarra" escondida no limpador


Polainas dianteiras retiradas. Além de feitas, estavam colocadas de maneira errada, basta olhas as marcas.
 
Polainas traseiras também retiradas. Assim como as dianteiras, serão descartadas. O carro pronto não terá esse acessório.



Acabamentos das portas retirados. O Eucatex será trocado, mas a forração original, ainda que desgastada, será mantida


Mecanismos dos vidros das portas estavam intactos.
 
Luz de placa e logotipo retirados


Lanternas traseiras completamente retiradas, assim como a maçaneta da tampa do motor.

Frisos e retrovisor também saíram fácil

Fuscão sem faróis e piscas. Lâmpadas também não eram as corretas para o modelo
 
As canaletas das portas parecem ser os únicos pontos com um pouco de ferrugem. Boa notícia.


Pessoal da Cia do Fusca fazendo a desmontagem na sombra, porque ninguém aguenta esse calor do verão gaúcho

Vidros basculantes traseiros escondiam sujeira...

... e também um pouquinho de ferrugem superficial.

Vidros das portas são desmontados com todo o cuidado, pois ainda são os originais de fábrica, da Blindex.

Para-brisas e cromados retirados

Nenhum friso mais.

Outra pequena gambiarra descoberta: algum dono anterior soldou o para-choque dianteiro na estrutura do carro.

Tanque ainda está com a pintura de fábrica. Tentaremos manter o mesmo tom de "lata" na nova pintura.


Se meu Fusca falasse, ele diria que sabe que agora não tem mais volta. 



0 comentários:

Postar um comentário