segunda-feira, 14 de abril de 2014

Se Meu Fusca Falasse - Capítulo 14: Desmontagem das Partes Móveis

14/02/2014

Passados alguns dias de espera, chegamos a mais uma etapa da desmontagem do Fuscão antes de ir para a funilaria. Foram retiradas todas as partes móveis: portas, capô dianteiro e tampa do motor.

Diferente do que aconteceu com o motor, dessa vez tive umas surpresas positivas. Segundo o pessoal da oficina onde estou fazendo a restauração, as portas nunca haviam sido tiradas do lugar, estavam ainda com os parafusos originais e lacres da fabrica. Foi meio complicado retirá-las por conta disso, mas estava tudo tão íntegro que até os parafusos originais talvez possam ser reaproveitados. 

Eles também estão sempre elogiando a integridade da estrutura do carro, isso vai certamente facilitar o trabalho e tende a deixar o resultado final melhor. É possível notar isso em algumas das fotos a seguir:

A abertura do motor, como no geral, está bem íntegra






Capô só precisa de pintura

Sem as portas pela primeira vez na vida



Painel de Jacarandá isolado
 
Detalhe da dobradiça da porta, que nunca foi retirada antes. Reparem na marca que ficou.

Enfim,  a estrutura do carro estava excelente, praticamente toda original e sem muitos reparos a serem feitos na lata. Nada de podres e tal. Isso vai deixar as coisas mais rápidas.

Só posso dizer que tenho gostado bastante da seriedade do pessoal até agora e do conhecimento que eles possuem nos VW. É só bater um papo com o Enio (proprietário) ou com o Nicolas (da oficina), que você já tem uma noção disso. O que mais me deixou contente é que eles são apaixonados por Fusca, como eu. Isso faz toda a diferença.

Aproveitando que o carro está no atelier para fazer a funilaria, consegui tirar algumas fotos da oficina.


Kombi Standard, restaurada pela Cia do Fusca e prontinha para embarcar para a Europa


Sobre o Fusca 1966 de alguns posts atrás, ele é de um cliente. O cara pagou uma merreca pelo carro. Só os pijaminhas já valem o que ele pagou, acho. Interessante é que o pessoal da oficina teve de convencer o dono a não fazer "tuning" no carro. Ele queria botar umas rodas de liga, rebaixar, etc. Seria um desperdício sem tamanho. Esse carro merece ser original, mesmo que esteja com o motor condenado. Vejam as fotos e me digam se não estou certo:



Motor, infelizmente, precisa ser retificado


Forrações originais ainda


Capas Procar de época




Pijaminhas intactos por baixo das capas


Nada que uma lavagem não resolva





Se meu Fusca falasse, ele diria: - estou me sentindo pelado!




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