sexta-feira, 4 de abril de 2014

Se Meu Fusca Falasse - Capítulo 12: Segue a Retirada das Peças

08/02/2014

Numa primeira impressão, desmontar um Fusca pode parecer algo simples e fácil. Mas, em se tratando de um modelo 1500 que possui muitos detalhes em relação aos Standards, essa ideia cai por terra.

A retirada das peças e acabamentos levou cerca de três dias para ficar concluída. Além do que foi retirado, como visto no post anterior, agora saem de cena a tapeçaria e o motor, que serão recuperados mais adiante.

As peças menores que fora retiradas serão guardadas em caixas catalogadas com os dados do carro, para que não se misturem com peças de outros carros que estão sendo restaurados na oficina. Assim que as peças foram todas retiradas, o carro voltou para a garagem, à espera de uma vaga no atelier de funilaria e pintura. Enquanto aguardava, eu aproveitei e tirei umas fotos do que acontece ao redor dele.



Bancos e volante original recém retirados. Apesar de escurecido, o padrão original do banco é bem claro, chamado de "Castor". Serão mantidos, para efeitos de originalidade e porque as reproduções de hoje em dia têm qualidade muito inferior.



Motor 1500 no chão. Será todo desmontado e pintado, para ficar como novo.
 
Peças e acabamentos serão organizadas em caixas maiores e catalogadas, com as informações do carro.

Dentro da garagem, havia uma Kombi novinha, recém restaurada e que estava com seu passaporte carimbado para a Europa. A Cia do Fusca exporta esses carros para fora do país. Kombis como essa, com vidro dianteiro "Safari" (nome dado por ele ser basculante), são muito procuradas por estrangeiros de países que já aboliram os carros antigos das suas frotas. Com o Fuscão em um ambiente claro, fica fácil notar o porquê de ele precisar de uma pintura. Toda a parte dianteira do carro estava pintada com um outro tom de verde, provavelmente por ter sido feito um conserto rápido, decorrente de uma batida dianteira.


Repare na diferença no tom do verde com que a dianteira foi pintada.


Filhotes passeiam tranquilamente pela garagem

Gostou da Kombi com janelas Safari? Esqueça, já foi vendida...


Sem motor
 
Ficou um vazio aqui...


Volante provisório, só para manobrar a carcaça


Fuscão completamente oco


Assoalhos originais. Painel de Jacarandá não será retirado para não ser danificado. Será isolado para a pintura.


Vidros e acabamentos removidos


Normal encontrar sujeira debaixo dos tapetes. Apenas as laterais do chiqueirinho anda eram originais. Mas eu tenho a parte central para colocar depois.

Reparem na chapa interna da lateral traseira. Não tem pintura. Ou seja, ainda está com o tratamento original da fábrica, comum na época, já que ninguém via.


Abaixo do banco traseiro, ainda está bastante íntegro. Felizmente, é mais sujeira do que problemas.

Em se tratando de oficina de restauração, sempre acabam aparecendo algumas coisas interessantes para quem gosta do meio antigomobilista. Nesse dia, além da Kombi na garagem, havia também um Fusca 1966 recém chegado, cujo dono queira fazer um conserto no motor, que estava sem funcionar. O carro estava parado há anos (note que ainda está usando placas amarelas). O mais interessante é que o dono queria fazer uma personalização no carro, mas havia itens ali dignos de coleção. Os bancos, por exemplo, estavam com raras capas Procar. 

Pra melhorar, debaixo das capas ele escondia as forrações originais, do tipo "Pijaminha", ainda mais raras de se encontrar inteiras. O pessoal da oficina tratou de convencer o proprietário a manter a originalidade e até fez oferta de compra do carro e dos bancos, mas sem sucesso. Cada um com suas manias. O carro estava bem detonado, mas só os bancos valiam no mercado mais do que foi pago pelo veículo todo. Enfim, daquelas coisas que não se vê todo dia. Só não consegui tirar fotos internas do Fusca branco porque ele estava no elevador, mas tentarei conseguir umas em breve. 




Fusca 1966 aguardando para ter o motor retificado


Reparem na placa amarela. Este carro não roda há algumas décadas...

Bancos de Kombi originais, esperando a sua dona voltar da restauração




Esse é o tipo de coisa que só se encontra em oficinas que fazem um  bom trabalho. Além de contar a história da restauração do Fuscão, irei colocar um pouco mais dessas histórias e contar um pouco sobre a Cia do Fusca nos próximos posts. Aguardem.


Se meu Fusca falasse, certamente estaria dando umas cantadas naquela Kombi lá na garagem...




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