É muito comum ouvirmos por aí que as empresas de TI, ou pelo menos a maioria delas, têm uma vida curta. De fato, muitas, especialmente aquelas dedicadas à produção de software, têm um ciclo de vida médio de 3 anos. Isso mesmo, 3 anos! Mas existem empresas que superam (e em muito) essa estatística cruel. A IBM, que está no mercado há mais de cem anos, é um belo exemplo. E assim acontece com tantas outras. Mas, o que, de fato, faz uma empresa tornar-se duradoura? No livro "Feitas para Durar", Collins e Porras dão o veredicto: É a visão que faz a empresa ir além e tornar-se duradoura. Embora o livro não trate especificamente de empresas de TI, é uma lição a ser seguida por empresas de qualquer segmento. O livro utiliza como exemplo empresas que resistiram ao teste do tempo e cuja data de fundação média é em torno do ano de 1897.
Como o próprio Collins define: "Não trata de conceitos de produtos visionários nem de intuições visionárias com respeito ao mercado. Feitas para durar trata de algo muito mais importante, duradouro e substancial: as empresas visionárias. Elas são instituições líderes em seus setores, muito admiradas pelas outras empresas da área e com um longo registro de impactos significativos sobre o mundo à sua volta."É uma ótima leitura para os líderes e gestores!
Dados do Livro:
Título: Feitas para Durar
Autores: James Collins e Jerry L. Porras
Editora: Rocco
Páginas: 408
0 comentários:
Postar um comentário