Bill Gates disse uma vez que se você quiser ler um livro sobre negócios, o livro é este aqui. Quase que todas as teorias que se estuda nos bancos das universidades a respeito de gerenciamento e administração são relatadas neste livro de forma prática, vividas mesmo. Basicamente, é a autobiografia de Alfred Sloan, que comandou a General Motors no período pós-fordismo e transformou a montadora na maior de todo o mundo (hoje briga com a Toyota ano a ano por esse posto).
Podemos tirar dali ótimas lições, especialmente a respeito de marketing e de processos produtivos, os grandes fatores que contribuíram para que a GM batesse o então imbatível sucesso da Ford e seu Modelo T. A sensibilidade de Sloan fez com que a empresa percebesse que apenas o baixo preço e um produto padronizado já não eram suficientes para o mercado, que queria inovação e produtos diferenciados. A GM apostou nisso e o velho Henry Ford, resistente excessivamente a mudanças, acabou ficando para trás. Basta observarmos que, em dez anos (1927 a 1937), a GM lucrou cerca de de US$ 2 bilhões de dólares e a Ford teve prejuízo de US$ 100 milhões.
Os primeiros capítulos são um pouco massantes e a leitura é um pouco pesada, pois conta toda a história de como Sloan começou sua carreira até parar na presidência da GM. Mas eles são necessários para embasar a história dali para a frente e nos fazer entender o estilo de Sloan, e muitas das atitudes dele à frente da empresa. A partir desse ponto, a leitura se torna extremamente útil, uma verdadeira lição, pois trata-se contar como o autor "profissionalizou" o papel do gerente e como um modelo novo de gestão tornou-se extremamente vencedor.
Dados do Livro:
Título: Meus Anos com a General Motors
Autor: Alfred P. Sloan Jr.
Editora: Negócio
Páginas: 408
Vou tentar publicar uma dica de leitura aqui no blog a cada sexta-feira. Tentarei seguir como base alguns livros que li e que acho úteis e/ou divertidos. Essa é a primeira delas. Escolhi começar por este livro por ser um dos meus favoritos sobre o tema. Espero que gostem.
0 comentários:
Postar um comentário