domingo, 2 de março de 2014

Se Meu Fusca Falasse - Capítulo 2: Os Primeiros Dias e o que Precisa ser Feito


21/04/2013:


Enfim, depois de quase duas semanas de espera até o carro vir de São Paulo, agora ele estava em casa. Pretendo começar a restauração dele assim que possível. A ideia é ir comprando as peças necessárias ao longo do tempo e só depois fazer a parte mais trabalhosa, que é a pintura, funilaria e tapeçaria.

O carro está bem inteiro e anda muito bem. Mecânica justinha, sem problemas. Mas, como todo carro de 40 anos, ele sofreu com maus tratos dos antigos donos. Com dicas de fóruns, principalmente do pessoal do FFB (www.forumfuscabrasil.com.br), vou fazendo as coisas com calma para, quem sabe, obter a placa preta no futuro. É um trabalho longo e custoso, por isso irei comprando as peças primeiro, para não gastar tudo de uma vez.

As fotos a seguir eu tirei no fim de semana, logo depois do carro chegar, após dar uma lavada nele. Fico devendo uma qualidade maior, pois foram tiradas com o celular. Basicamente, foquei em detalhes que precisam de troca ou conserto, para facilitar as coisas. Assim, pude contar com opiniões de amigos e colegas do FFB sobre cada item necessário, o que precisa ser feito, com que peças e onde consegui-las. Sei que para muitos, algumas preocupações são meros detalhes. Mas eu sou muito detalhista e gosto de ir fundo nas questões para deixar o carro o mais próximo do perfeito o possível. Como disse, não quero carro personalizado, quero ele original. As legendas das fotos explicam cada ponto.

 
Depois do banho (tirei as calotas pra lavar as rodas)



Polainas dianteiras foram invertidas

Parachoque traseiro ainda original

Pintura desgastada e com retoques malfeitos


Detalhes do para choque dianteiro (que pretendo recuperar) e capô dianteiro. Tem problemas de pintura, mas nada de amassados. Uma pintura nova resolve.



Limpadores. Terão de ser trocados ou arrumados, e pintados de prata opalescente. Vidros tem todos os frisos e são todos originais Blindex.


Friso do parabrisa é o único que não está perfeito. Tem esse probleminha aqui, da idade. Mas dá pra recuperar.


Pintura desbotada na traseira. Nota-se também que as lanternas estão desbotadas. Como não são originais Polimatic, pretendo substituir.


Mais uma parte com problema de pintura


O outro lado está igual: retoques malfeitos.


Parte interna. Carrapatinhos estão inteiros, apenas sujos. Mas algum dono anterior retirou a forração do chiqueirinho e cobriu o túnel. Terei de encontrar esse tecido para ajeitar. Assoalho também está ok, mas tem uma corrosão superficial no lado do carona. Nada que uma pintura nova não resolva, aparentemente.
 
Laterais das portas estão boas, ainda originais. Apenas fizeram uns furos ali. Mas prefiro manter assim a colocar imitações. O Eucatex precisa ser trocado. Teremos de ter cuidado pra não rasgar nada.
 
Banco traseiro está intacto, apenas sujo. Esperava encontrar de tudo por baixo dele, mas estava tudo em ordem lá (não tirei foto da parte de baixo do banco)

Marca do tempo no banco do carona: pequena falha, mas que não será corrigida.


Costura feita para reparar um rasgo. É uma pena, mas acho melhor deixar desse jeito, já que quase não aparece


Jacarandá está perfeito, mas tem um respingo de tinta no canto direito dessa foto, provavelmente oriundo da última tentativa de pintar o carro. Mas sai fácil.


Interior do parachoque traseiro


Interior do parachoque dianteiro


Interior do porta-malas. Está melhor do que eu esperava.


Tanque de gasolina está feio, mas sem amassados. Ainda tem a cor de fábrica. Vou tentar mantê-la na hora de pintar. O reservatório de água é original Polimatic. O estepe precisa ser trocado, claro.


Parte interna da tampa do porta-malas está perfeita


Banco do motorista também tem marcas do tempo



Porta do motorista está como a outra: precisa limpar, trocar o Eucatex e a alavanca do vidro.



Bolsa da porta tem um rasguinho


Assoalho do motorista está bom. Falta a parte do Carrapatinho que cobre o extintor. Esses pedais horrorosos serão retirados no futuro.


Rasgos reparados no banco do motorista. Esses me doem mais. Mas ainda assim acho melhor deixar do que trocar a forração. Pelo visto, o próprio conserto é bastante antigo.



Assoalhos na parte de trás. Também precisam de pintura. Carrapatinho sobre o túnel é pra matar. Isso até existia, mas não em 1973. O tapete inteiriço que cobre o túnel será comprado no futuro.


O único defeito no teto é este furo na cabeça do carona. Infelizmente, precisa trocar toda a forração do teto pra eliminar isso. Mas eu não conseguiria conviver com esse furinho ali.


Acabamento das janelas laterais traseiras estão quebrados. Terei de comprar novos.
 

Deste lado a capa também se quebrou


Pés das colunas traseiras estão com o estofamento danificado. Mas, como vêm junto com o forro do teto, serão trocados também.


Mesmos rasgos do outro lado


Painel no geral está bom. Precisa das borrachas em volta e de um rádio novo. Também preciso trocar a alavanca de câmbio.


Mais uma dos bancos dianteiros
 
Motor parece estar muito bom, mas precisa de cuidados com a aparência.

Assoalhos estão íntegros, apenas com um pouco de areia, por causa do transporte
 
Mais uma dos assoalhos


Piscas precisam ser trocados, ao menos, as lentes.


Faróis (e talvez os aros) precisam ser trocados pelos originais, que são levemente abaulados:


Cromados das lanternas também precisam ser trocados ou consertados.


Estribos estão novos, são de metal, mas não são os originais. Serão trocados. E as polainas serão arrancadas.


Maçanetas estão um pouco castigadas, mas nada muito sério.
 
Aro do volante e logotipo de resina estão arranhados. Talvez precisem ser trocados também.


Enfim, o carro tem bastante índice de originalidade e está muito bem estruturalmente, mas precisa de cuidados para ficar 100%. Mas para ficar como eu quero, precisará passar por uma restauração completa. Agora é começar a comprar as peças principais e, ao longo do tempo, ver quando poderei começar o trabalho mais pesado. 

Se meu Fusca falasse, ele diria: - Vai querer encarar essa? Eu digo: - Com certeza. Vai dar trabalho, mas vai valer a pena.


0 comentários:

Postar um comentário