quarta-feira, 14 de maio de 2014

Se Meu Fusca Falasse - Capítulo 19: Preparação para a Pintura

14/05/2014

Finalmente terminamos a parte da funilaria do Fuscão e agora a transformação vai começar a ficar mais perceptível. Essa semana começamos o processo de lixamento e também os primeiros testes de pintura em toda a carroceria. 

Com a lata completamente lisa (ajuda do fundo revelador), vai ficar mais fácil garantir uma pintura uniforme em toda a superfície. Com a aplicação do verniz, a pintura do carro deve ficar próxima da que era quando ele saiu da fábrica, em 1973. Até chegar aqui, o pessoal da oficina teve bastante trabalho. O carro foi pintado várias vezes ao longo dos anos, mas nunca com o cuidado e a qualidade que está sendo aplicada agora. Como vocês viram no post anterior, havia umas 10 camadas de tinta na parte do capô dianteiro, o que dava uma diferença de tonalidade em relação ao resto do carro, provavelmente porque a frente, em algum momento do passado, foi pintada sozinha, sem que fizessem o mesmo serviço no restante da carroceria.

Agora, não. A história vai ser diferente. Aos poucos, ele começa a ganhar vida e a ter, de novo, o visual que merece.

 
Frente nova e pronta



Trabalho de solda e acabamento ficou excelente. nem parece uma frente que foi colocada nova




O teto também ficou bom




Traseira toda nova também.




Aqui a parte da abertura que foi trocada. Ficou como deveria ser, em formato de meia-lua



Também já foram feitos os primeiros testes de pintura nos paralamas, para podermos encontrar o tom correto da tinta. As fotos são de celular, então podem não mostrar exatamente a real tonalidade, até porque ainda não foi dado o acabamento nem aplicado o verniz. Mas dá para ter uma ideia:









O Verde Hippie é uma cor especial e, se já destacava o carro quando estava em más condições, agora, toda nova, vai realçar ainda mais o besouro. Para ficar melhor ainda, a dica é sempre procurar uma oficina ou atelier que tenha cabine de pintura, pois isso faz bastante diferença no resultado final, uma vez que qualquer impureza fica do lado de fora e não contamina a tinta. 

Em mais algumas semanas, o processo de pintura estará concluído e iniciaremos a montagem dos acabamentos, tanto os novos como os que iremos reaproveitar. 

Se meu Fusca falasse, ele diria que está louco para experimentar a "roupa' nova...





 

0 comentários:

Postar um comentário