sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dica de Leitura: Livro "Competitive Intelligence"



Este livro, além de muito bom, tem um valor especial para mim por ter sido um dos que utilizei como base teórica para a pesquisa do meu trabalho de conclusão do curso de Administração de Empresas, há alguns anos. Indicarei outros aqui sobre o tema, no futuro. Ele leva o leitor para além da tal "Era da Informação": fala em "Era da Inteligência", explicando como transformar os fatos ou dados brutos, estatísticas e números sobre as atividades dos concorrentes e tendências de mercado em orientações práticas para a tomada de decisões empresariais corretas, separando o que é útil do que não é. Esse processo, ainda pouco disseminado no Brasil, recebe o nome de Inteligência Competitiva.
 
No livro, projetado para empresas de todos os tamanhos e gestores em todos os níveis, Larry Kahaner explica a prática cada vez mais vital de inteligência competitiva e como as empresas (no caso, as americanas) podem usá-lo para o sucesso. Através de um conceito teórico que virou referência, chamado de "Ciclo da Inteligência" e uma riqueza de estudos de caso, o autor mostra como estabelecer o perfil dos executivos das empresas concorrentes para revelar seu processo decisório e como utilizar informação como vantagem competitiva. E, como muitas pessoas ainda confundem a Inteligência Competitiva (baseada apenas em práticas legais e em dados públicos) com Espionagem (prática ilegal, que pode envolver suborno, violações, etc), o livro também reserva alguns trechos para falar sobre isso. Kahaner ensina também como proteger sua empresa contra as operações de Inteligência Competitiva que seus concorrentes possuem. Na prática, é uma espécie de guia, que mostra como transformar dados brutos em um conhecimento de valor inestimável e uma estratégia de negócios vencedora.

Como é possível notar, o livro é em inglês. Desconheço a existência de uma versão traduzida, portanto é mais recomendado para quem está familiarizado com o idioma. Também por esse motivo, é um pouco complicado encontrá-lo para vender no Brasil. Mas é possível comprar em diversos sites de venda on-line. Só não espere pagar pouco pelo frete internacional. Também já o encontrei em sites de "sebos" virtuais no Brasil, o que diminui consideravelmente os custos de aquisição. Vale a pena, especialmente para conhecer os processos que as empresas estão utilizando cada vez mais para garantir sucesso nos negócios.



Dados do Livro:
Título: Competitive Intelligence : How to Gather, Analyze, and Use Information to Move Your Business to the Top (inglês)
Autor: Larry Kahaner
Editora: Touchstone

Páginas: 304


0 comentários:

Postar um comentário