O Crescer e o CRESCER

Quer um aumento? Mude de emprego. Essa é uma expressão que tenho visto ser utilizada de forma frequente por alguns consultores de gestão de pessoas.

Internacional

Minha geração é a mais Colorada de todas. E sempre será!

É Hora de Abandonar o "Complexo de Vira-Lata" e Arregaçar as Mangas

Certos acontecimentos são cíclicos. Não importa a época, de tempos em tempos eles se repetem. Mudam um pouquinho aqui ou ali, mas preservam a mesma essência...

A Legião Urbana Vence Tudo. Até o Tempo.

A eternidade é o prêmio concedido àqueles que realizam feitos notáveis, únicos ou não, mas que são capazes de perdurar a ponto de serem lembrados por diversas gerações subsequentes...

"Cer" ou "Não Cer"

- Como esse pessoal da TI gosta de falar em certificações - disse um amigo que é consultor de RH. Tem lógica..

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Se Meu Fusca Falasse - Capítulo 22: Reconstrução em Andamento

21/06/2014:

Hoje o Fuscão chegou do atelier. A partir de agora, é mecânica, elétrica e estofamento e tá pronto. Parece fácil, mas ainda vão algumas semanas de trabalho, possivelmente. Ou mais, vai saber...

Ainda bem que a pintura já foi, pois, do jeito que anda o inverno por aqui, seria bem complicado pintá-lo agora.



Recém desembarcado:




Frente:




 
Caixa do estepe, que foi trocada. Faltam os furinhos no descanso do reservatório de água, a plaqueta, etc. Presilhas e tampa do tanque serão zincadas e o próprio tanque receberá uma cera especial para fica exatamente com o brilho original:




Aqui, a traseira (sim, os suportes dos parachoques estão invertidos na foto, mas já foram reposicionados):






Interior:




Portas e pés de coluna:
 



Acabamento geral da Pintura ficou impecável. E ainda nem foi dado o polimento. Ainda vai brilhar mais que isso:




Capô está alinhado, como em fotos anteriores, mas a borracha endureceu com o frio e será trocada por outra mais macia:

 

Aqui, vemos mais dois Fuscas quase prontos. Um Fuscão 72 Azul Pavão e um 1300 83 Verde Álamo:



Tomada "aérea":




Parte de baixo. Fixações dos parachoques foram refeitas. Falta trocar/limpar os fios para fazer a elétrica:








Mudança na garagem da oficina: sai o Verde Álamo, entra o Verde Hippie:







Hora de dormir, para retomar os trabalhos na segunda-feira:





28/06/2014:

Tem sido uma semana chuvosa aqui no RS e isso tem atrapalhado um pouco os trabalhos no Fuscão. Mas a montagem vai seguindo, devagarinho.

Já foram colocados os parachoques, rádio, antena, faróis e feitas as limpezas nas maçanetas e borrachas novas fora colocadas. Ainda vai um bom trabalho nesses detalhezinhos, sem falar toda a elétrica e mecânica, estofamento, etc. Mas já está ficando com cara de carro...

Quando cheguei, ele estava descansando no elevador:




Parachoque traseiro sendo montado. Finalmente coloquei a borracha preta! Ainda está sem motor. Quase pronto para receber as lanternas:




Já embaixo, com parachoque e um farol instalado. Sim, são aqueles Cibié originais que comprei na caixa, ainda com o selo de fábrica:


 

Internamente, já trabalhando as forrações. Aqui, o carrapatinho e as borrachas dos estribos (ambos originais):





Rádio, botões e volante já no lugar. Painel original não sofreu dano algum no processo todo. O pessoal foi bem cuidadoso:








 Se meu Fusca falasse, ele estaria dizendo que se sente como um paciente que está prestes a receber alta. Louco pra correr na rua!







sábado, 14 de junho de 2014

Se Meu Fusca Falasse - Capítulo 21: Primeira Exposição e Início da Montagem

01/06/2014

As coisas estão começando a acontecer mais rapidamente. Finalizada a parte de funilaria e pintura do Fuscão, chega a hora de começar a cuidar dos detalhes da montagem. Mas, antes disso, o carro fez sua primeira aparição pública, mesmo antes de estar pronto.

No começo de Junho, ocorreu o Fusca show 2014, em Novo Hamburgo - RS. Eu estava fora do país a trabalho e, portanto, não pude ir. Mas o Fuscão foi... O pessoal da Cia do Fusca levou ele pra lá, ainda em fase de restauração, antes de iniciar a montagem. A ideia era levar carros em 3 estágios diferentes de restauração, para mostrar o trabalho realizado pela oficina. Seria um recém saído da pintura (no caso, o meu), um já sendo montado e outro pronto. O evento foi bastante movimentado e teve até interessado em comprar o Fuscão daquele jeito mesmo. Mas não vai rolar, hehehe

Na noite anterior ao evento, ele dormiu por lá. Reparem que portas e capôs já estavam instalados, com alinhamento impecável:

 




No dia do evento:




Já com portas, capôs e debruns instalados:


Esse aqui também está sendo restaurado, já na fase de montagem. Ao lado, o meu Fuscão.





Fuscão ficou bem na esquina. Ganhou um bom destaque.




14/06/2014:

Depois da primeira aparição pública no FuscaShow 2014, começamos a montagem do carro. Foram instalados os vidros, borrachas, forração nova do teto, suportes de luz de placa e lanternas, retrovisor, etc. Enfim, tudo o que era fácil de se montar ainda no atelier de pintura. 




Já com os vidros originais Blindex, de época, que já eram do carro.

Tampa do motor finalmente alinhada, suporte de luz de placa e suporte das lanternas sendo instalados.

Interior. Como prometido, painel de Jacarandá permaneceu intacto e perfeito, como estava (apenas pegou poeira). Assoalhos ficaram como novos.

Início da instalação do forro do teto



Capô dianteiro alinhadíssimo. Duvido alguém notar que a mini frente foi trocada. Serviço de profissional.

Retrovisor também já está no lugar.



 

18/06/2014:  

Hoje o Fuscão recebeu mais umas peças de acabamento externo. Pelas fotos, dá pra notar que ele está com um pouco de poeira, mas, em breve, estará brilhando.

Frisos instalados


Achar o tom original do tanque não foi fácil. Ainda falta o acabamento

Mecanismo do limpador de para-brisas

Piscas indo pro lugar

Lateral

Traseira quase pronta para receber os para-choques


 
Semana que vem, assim que a chuva parar por aqui, ele deve voltar para a oficina, de onde só vai sair pronto. Parece mentira, mas estamos quase lá. O próximo passo agora vai ser fazer a mecânica (lembrem-se que tive de trocar o bloco do motor), elétrica, estofados, etc. Ou seja, agora vem a parte dos detalhes, onde teremos de prestar mais atenção ainda. Uma má notícia é que não pude recuperar o parachoque dianteiro original. Ele estava muito amassado e não deu pra arrumar. A boa notícia é que consegui outro, também original VW, totalmente restaurado, e instalarei no carro. Vai ficar como novo.

Se meu Fusca falasse, ele diria que já está louco pra sair andando por aí, todo bonitão!