sábado, 18 de abril de 2015

Se Meu Fusca Falasse - Capítulo Especial: A Placa Preta!

10/04/2015:

Pois é, amigos. Depois de tanto tempo, chegamos ao capítulo mais importante da saga do Woodstock, o Fuscão 1973 Verde Hippie. E não poderia ser mais apropriado. O carro agora faz parte de um grupo seleto de veículos em território nacional: o de automóveis de coleção, os que podem receber a tão sonhada placa preta.

Sim, depois de tanto trabalho, burocracia e, claro, grana investida, finalmente atingi o objetivo: resgatar um carro esquecido e transformá-lo em item de coleção. Pode parecer besteira, mas realmente acho que é uma contribuição para a história automobilística brasileira, ainda que pequena. 

Quando comprei o carro, em Abril de 2013, parecia loucura investir na restauração. Não sabia se conseguiria todas as peças, se o trabalho ficaria bem feito, etc. Tudo era incerto. E, à medida em que fui comprando peças fui vendo o quanto seria difícil. Quase um ano depois de comprar o carro, já tendo juntado a maioria das peças que precisava, resolvi procurar uma oficina especializada para fazer o trabalho. E encontrei a Cia do Fusca, em Porto Alegre - RS. Lá, encontrei gente tão apaixonada quanto eu, que ajudaram a realizar esse sonho.

Desde que deixei o carro lá, em Janeiro de 2014, foram 7 meses de trabalho até a conclusão. A partir daí, foi esperar para poder agendar a vistoria com o clube e, finalmente, ter o Certificado de Originalidade em mãos para poder emplacá-lo com "la negra". Mas a espera foi maior do que eu esperava. Foram 6 meses, pra ser mais exato. Mas, em Fevereiro de 2015 a vistoria do clube foi feita. Só aí é que a ficha caiu. Eu não tenho uma vasta experiência no mercado de VWs antigos, nem sou um grande colecionador, acostumado a participar de inúmeros eventos. Tudo o que eu aprendi foi fruto de dedicação dentro de um tempo extremamente exíguo que eu tenho para dedicar a esse hobby. E ver que toda a pesquisa, insistência e detalhismo foram reconhecidos, não tem preço.


No dia da vistoria, depois da expectativa e do friozinho na barriga, o Fuscão foi aprovado com louvor. Foi muito legal escutar elogios dos vistoriadores e do presidente do clube, especialmente por serem gente que entende do riscado. Eu, um mero estudioso do assunto, me senti orgulhoso ao ver o trabalho reconhecido e ouvir palavras como "espetacular", "maravilhoso", "você está de parabéns", etc. O presidente do clube ainda me disse, depois: "tu sabe que eu não posso te dar 100 pontos, né? Isso só para carros zero, que foram guardados logo depois de comprados. Mas é só por isso mesmo...". Ganhei o meu dia! Umas semanas depois, chegou o certificado:



A partir daí, era só uma questão de tempo até emplacar ele. Mais um pouquinho de burocracia e mais uma taxinhas do Detran e, finalmente, a espera terminou. O momento da troca das placas merecia um registo:


Como forma de agradecimento, levei o Fuscão recém emplacado para tirar umas fotos na Cia do Fusca, onde foi feita a restauração. Desde o último post sobre o assunto, o carro ainda recebeu batentes de para-choque, sobre-tapetes de borracha Borcol (de época) e emblema e chaveiro da antiga concessionária VW aqui da minha cidade. O conjunto ficou muito bonito, ainda mais com a placa preta. Pretendo deixar o visual do carro assim limpo, sem muito penduricalho e nem o famoso "kit relíquia" (polainas, bandas brancas nos pneus, e outros cromados em excesso). Acho que a beleza está na simplicidade.













Mesmo depois do emplacamento, ainda tinha mais uma coisinha pra deixar tudo completo: receber os documentos novos do carro, ostentando o bendito "COL" (Coleção), no campo "Espécie/Tipo". Mais uma semana e o documento finalmente chegou. Agora, o carro é oficialmente um veículo de coleção:


Obviamente, saí pra comemorar e tirei mais umas fotinhos do carro. Agora sim, não faltava mais nada:


Voltando para agradecer a São Vicente de Paulo





Bem pessoal, acho que era isso. Agora, o resto é só curtição. Toda a parte da saga que eu queria compartilhar está aí. Espero que tenha sido útil para quem quer entrar neste mundo de antigomobilismo, no qual eu também sou novato. E também para ajudar a entender todos os processos que fazem parte de uma restauração bem feita, que preserva a história. Se estes capítulos ajudarem aqueles que pretendem restaurar um carro ou estimular novos colegas que queiram se aventurar neste meio, já fico feliz.

Estou sempre disponível para conversar a respeito e dar algumas humildes dicas de quem já passou por isso. Os comentários são abertos. No que eu puder ajudar, farei com prazer. 

Obrigado a todos os leitores que acompanharam essa saga de dois anos, desde a compra até a placa preta. Até a próxima restauração. Ou acham que vou parar por aqui?

Se meu Fusca falasse, acho que, neste momento, ele só diria "Obrigado".


5 comentários:

  1. "La Negra" da placa e o verde Hippie da carroceria formam um conjunto maravilhoso, que encheriam qualquer colecionador de orgulho pelo "conjunto da obra". Você está de parabéns, caro Eduardo Sauner, pela persistência em correr atrás de um sonho tão bonito, verde como a cor da esperança. Estou con aquela invejazinha branca de você, mas muito feliz em ver que você conseguiu, enfim, realizar o sonho que durou mais que um bom par de anos. Curta bastante o seu "PP", e tenha a certeza que o seu fusca 73 é um dos mais bonitos do mundo. Parabéns, caro amigo!
    Marcelo Meireles Bahia
    Fortaleza - Ceará.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras, Marcelo. Acho que, para o meu humilde conhecimento, fiz um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  3. dai Eduardo Sauner blza !!tenho um 73 tambem gostaria de saber se aonde vc restaurou eu encontro os batentes de parachoque desse ano ai valeu

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jeferson. Os batentes eu comprei nesse site aqui: http://www.guedesemiranda.com.br/batente-de-parachoque-fusca-1971%2f1996-(un)/3509/43/3408/&cm1=20&cm2=21&cm3=6&m=B&-1.volkswagen-cm1-20&-1.1-fusca-cm2-21&-parachoques%2fgarras%2fsuportes-cm3-6

    Espero que ajude,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  5. Amigo estou para comprar um 1986, vc teria a planilha de gastos que citou ?
    cara parabens que fusca lindo vou ter o meu.

    ResponderExcluir