segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os Desafios de Iniciar um Projeto de Testes


Sempre que um projeto inicia, especialmente quando se trata de um relacionamento com um novo cliente, ele traz consigo uma série de reponsabilidades, afinal, este é o momento onde você está “vendendo o seu peixe” e precisa mostrar a que veio. Ora, se você está sendo contratado, é porque o cliente provavelmente não tem o conhecimento necessário dentro dos seus domínios para executar determinado trabalho e precisa que alguém o faça. Quando se fala em projetos de teste de software, especificamente com times distribuídos em diferentes países, as responsabilidades são ainda maiores.

Há diversas questões envolvidas, desde processos até a própria cultura da organização, passando, é claro, pelas pessoas. Ah, as pessoas... Por que precisamos lidar com elas em TI? Bem, este é o mundo. E se você é líder ou gerente de projetos, precisa saber lidar com gente, não tem jeito.

A partir de algumas experiências próprias, eu resolvi listar a seguir, sem comprometimentos didático-acadêmicos, algumas situações que normalmente enfrentamos quando precisamos iniciar um novo projeto internacional na área de teste de software, mas creio que a maioria dos itens pode servir para qualquer tipo de projeto, já que contemplam ações comuns ao dia-a-dia dessas atividades. É claro que cada projeto apresenta particularidades e alguns dos itens a seguir podem não fazer parte da sua realidade, mas creio que há mais coisas em comum do que distintas.


O Desafio

Lembram quando, na faculdade, os orientadores do trabalho de conclusão diziam que toda pesquisa parte de um problema? Ou seja, para que algo seja respondido, é preciso que exista o problema de pesquisa em si. Um projeto quase sempre inicia com um desafio, para o qual você é contratado para resolver ou fazer parte da solução. Vamos supor que a sua missão neste caso seja “montar um time offshore responsável pela execução de testes de regressão automatizados”.  Este é o começo de tudo. Provavelmente a empresa negociou um contrato com o cliente e esta é a proposta de trabalho, que partiu das necessidades dele. Você e sua equipe são as pessoas que irão executar esse serviço. Só com isso acertado é que as coisas começam, normalmente.

É também neste momento que você vai saber qual é o perfil do time que o cliente deseja, quanto ele vai pagar, quantas pessoas estarão envolvidas, enfim, a parte comercial da coisa toda. Pode ser que as pessoas já trabalhem na empresa e apenas sejam movidas para o seu projeto ou então exista a necessidade de contratação de novos profissionais. Se este último for o caso, adicione o processo de recrutamento e seleção na sua lista (você provavelmente será envolvido nele em algum momento).


O Início

Superadas as tratativas acima, chega a hora de operacionalizar o projeto, dar o pontapé inicial, o famoso kick-off. Quase sempre o início é uma fase meio “nebulosa”, onde você está recém conhecendo e se familiarizando com o que está por vir. Quando se tratar de um projeto internacional, as distâncias acentuam algumas dificuldades. Então tenha em mente que:


  • As informações disponíveis ainda são escassas: como é o começo, é natural que muita coisa ainda precise ser descoberta. Ter habilidade em buscar essas informações certamente ajudará bastante, mas você provavelmente só vai ter o que precisa com o passar do tempo;
  • A interação com times estrangeiros ainda é superficial: se você trabalhar com pessoas que estejam em outro país, as interações iniciais com elas normalmente são pontuais, mas vão aumentando com o tempo. Você pode ter algumas semanas junto a elas na sede do cliente, então procure saber com quem você irá trabalhar para poder estreitar esse relacionamento quando chegar a hora;
  • Seu time pode não estar completo ainda: se você estiver em fase de montagem do time, é bom considerar que isso pode limitar suas atividades iniciais. Um bom planejamento de seleção evitará uma demora excessiva em trazer novos membros para a sua equipe;
  • A infraestrutura ainda não está finalizada: perfeitamente normal. Afinal de contas, você pode não ter todo o time disponível para começar o trabalho. Sendo assim, itens como acessos a redes e bancos de dados, computadores, ferramentas, etc. ainda carecem de configuração;
  • Treinamentos Internos: caso exista necessidade, você pode ter de treinar os novos membros do time nas ferramentas que serão utilizadas. O ideal é que isso seja feito o quanto antes;
  • Viagens fazem parte do trabalho: em projetos internacionais que estão iniciando, você precisará passar algum tempo nas dependências do cliente para poder operacionalizar todo o processo. Esteja com a documentação em dia ou providencie passaporte e visto (se preciso) o quanto antes. O mesmo vale para o caso de mais pessoas irem com você;
  • Outro país, outra cultura: lembre-se de que as coisas podem ser diferentes do lugar onde você mora. Sendo um país estrangeiro, tenha em mente regras básicas que ajudem a evitar gafes, se localizar, se comportar, etc. Isso pode fazer uma grande diferença na imagem que você vai passar para o cliente. E é justamente essa diversidade que é uma das partes mais fascinantes de se trabalhar nesse tipo de projeto. É um aprendizado único e cativante. Saiba aproveitar.


Ambientação
 
Depois que você “quebra o gelo” e começa efetivamente a planejar na prática o seu objetivo inicial, vem a etapa de imersão no mundo do cliente, onde você precisa absorver e descobrir todas as informações possíveis para depois poder aplicar no seu trabalho. Em linhas gerais, é hora de:

  • Entender o negócio do cliente: parte fundamental do trabalho de um profissional de testes ou de desenvolvimento. Mesmo que seja complexo, ter um bom entendimento do negócio do cliente ajudará muito no trabalho de consultoria e na criação e execução de testes ou na codificação de programas. Para alguns clientes, inclusive, pode ser tão ou mais importante do que suas habilidades técnicas. Portanto, aprenda, tente compreender as regras de negócio envolvidas. Se possível, esteja próximo de alguém do time de business. Essa pessoa será uma ótima fonte de informação neste momento;
  • Conhecer os sistemas e suas atribuições: é nesse ponto que você conhece a prática do negócio do cliente e também quais sistemas você irá testar ou dar manutenção. Treinamentos internos normalmente são necessários e são conduzidos por pessoas da área de business. Caso parte do time esteja em outro país, podem ser feitos de maneira remota, via videoconferência. Atenção aqui é fundamental, pois ajudará a desbravar os “caminhos” de cada aplicação envolvida;
  • Estudar os processos atuais de testes e desenvolvimento e metodologias utilizadas: Normalmente o cliente já segue algum tipo de processo. Você poderá ou não sugerir ou implantar alguma melhoria. Mas sempre leve em conta que um processo ou metodologia deve ser uma ferramenta para auxiliar o seu trabalho e não uma filosofia de vida. Não se apegue demais a um conceito específico e procure focar na melhor solução para o cliente, pois você pode encontrar um ambiente que não seja tão favorável a mudanças radicais. Antes de sugerir algo, entenda primeiro o funcionamento atual das coisas. Lembre-se de que a melhor metodologia é o trabalho bem feito;
  • Verificar quais ferramentas são usadas: podem ocorrer dois casos distintos: um onde o cliente já tenha ferramentas em uso e outro onde ainda não há nenhuma. O primeiro caso ocorre em processos já em andamento, mas que podem precisar de melhorias. O segundo é mais comum quando nem processo existe e você irá trabalhar nas definições dos mesmos. No caso de processo existente, o mais normal é você trabalhar com as ferramentas já conhecidas. Em muitos casos a equipe já é contratada pensando neste quesito. Se não há ferramenta, você pode sugerir alguma. E aí leve em conta o custo-benefício. Nem sempre uma ferramenta “free” significa um custo menor em relação a uma paga. Se o setup dela for muito complexo e sua utilização exigir mais habilidades dos membros do time, você terá um custo de especialização (leia-se salários) que poderá, no longo prazo, ultrapassar os custos dos salários e das licenças de uma ferramenta paga. Preste bem atenção a isso. Analise as intenções do cliente e faça os cálculos para trabalhar com a ferramenta certa;
  •  Identificar as áreas onde o seu time irá trabalhar: conhecendo os sistemas, você precisa saber em quais efetivamente terá de atuar. Isso é o cliente quem vai dizer, de acordo com as necessidades de cobertura de teste ou desenvolvimento que ele tem.


Consultoria

É o momento onde você efetivamente passar a dar a sua contribuição para o projeto, identificando pontos de melhoria ou definindo padrões a serem usados. É a materialização da soma dos esforços feitos nas etapas anteriores. A sua experiência com projetos anteriores e as boas práticas já utilizadas valem muito neste estágio dos trabalhos. A quantidade de tarefas pode variar, mas há algumas mínimas que quase sempre aparecem:

  • Desenho do processo: quando já há um processo com fluxo definido, o mais provável é que você tenha de segui-lo. No caso de haver possibilidade de inserções de melhorias ou então de não haver processo definido, seu trabalho será bem maior. Em comum acordo com o cliente, defina etapas ou ciclos, tempos, pessoal envolvido, mitigação de problemas, fluxo das atividades e critérios de entrada e saída. O processo também precisa ser replicável no futuro, de forma contínua. Deixe espaço para melhorias, afinal, o processo deve ser visto como um organismo vivo e dinâmico, que pode (e deve) evoluir constantemente;
  • Definição dos padrões do projeto: a parte mais “braçal” e minuciosa do trabalho, mas uma das mais importantes. Você também pode aproveitar o que já existir, mas, caso não exista nada, terá de definir detalhadamente os padrões de nomenclatura (de testes, de objetos, etc.), tipos possíveis de defeitos, níveis de severidade e criticidade, padrões de código, tipos de status de criação e execução de testes, entre outros. Isso será utilizado pelo seu time ou por outros times, então desenvolva padrões que sejam claros e fáceis de serem seguidos. A utilização de padrões comuns em vários projetos ajuda em pontos como manutenção, rapidez de desenvolvimento e revisão. Uma boa prática, no caso das revisões, é criar um checklist com os itens que devem ser observados;
  • Identificação dos cenários de testes para futura seleção do escopo: se você for trabalhar em um projeto de release única ou de várias, sempre precisará saber o que deverá entregar.  Selecione, juntamente com o cliente, uma gama de possíveis cenários de testes a serem escritos ou automatizados, dentro das áreas que você definiu anteriormente. Comprometa-se apenas com aquilo que pode entregar, mas tente sempre surpreender positivamente;
  • Ouvir: pode não ser exatamente uma etapa, mas a parte mais importante de um trabalho de consultoria, e que está presente durante todo o tempo, é justamente saber ouvir. Dizem que não é à toa que temos dois ouvidos e apenas uma boca. Saiba utilizar isso. Faça suas propostas, busque a excelência, mas evite “bater o pé” com convicções exageradas. Em muitas vezes, você precisa abrir mão de algumas dessas convicções acadêmicas ou teóricas em detrimento ao bom senso, para que os objetivos sejam atingidos. É assim no mundo real dos projetos. Você não pode deixar de entregar um módulo do sistema que seja de suma importância apenas porque o código não está bonito. É um exemplo extremo, mas ilustrativo. Não há espaço para teimosias sem sentido quando há dinheiro em jogo, especialmente o dinheiro do cliente. Negocie o escopo e prazos se necessário, mas sempre procure entender o lado de quem precisa dos resultados do seu trabalho. Além disso, é ouvindo que você consegue aprender mais sobre o que está fazendo e é como você consegue obter a maioria das informações de que precisa. Saber ouvir, basicamente, é o que diferencia um bom consultor dos demais;
  • Criação do documento de Test Strategy: aqui está o output de todo o planejamento que você fez, juntamente com seu time e com o cliente. Este documento é o guia que mostra, formalmente, como tudo no projeto vai funcionar: quem faz o quê, quais são os riscos, os padrões e tudo mais. É a primeira entrega formal a ser feita como esforço do seu trabalho. Quanto mais claro, melhor. Quer saber como fazer um bom documento de Test Strategy? Clique aqui.


Execução

Após todo o planejamento e definições feitas, chega a hora de colocar a “mão na massa” e começar a produzir resultados tangíveis. A operação, em geral, pode ser simples se tudo estiver corretamente definido e você seguir corretamente aquilo que planejou na etapa anterior. Mas o ponto principal será a qualidade com que você vai fazer a entrega projetada. Uma boa prática para validar o processo é criar uma simulação antes da release propriamente dita. A fase de execução pode conter:

  • Estratégia: embora esteja traçada no documento de Test Strategy, é sempre bom ter uma versão revisada deste ponto antes de começar as atividades ou, ao menos, para servir como lembrança para a equipe daquilo que se pretende atingir;
  • Time treinado e ambientado: assume-se que, neste estágio, o time de testes já tenha conhecimento das ferramentas que serão utilizadas e dos sistemas que serão testados, bem como um conhecimento a respeito das regras de negócio, fundamentais para a criação dos testes ou scripts automatizados;
  • Definição do escopo: liste aqui a posição final em relação aos módulos ou scripts que você pretende entregar. A partir deste ponto, não há mais espaço para mudanças, portanto cerifique-se de que irá trabalhar em cima de um range realista de tarefas e entregas;
  • Criação (testes, código): Oba, agora a coisa começa a ficar visível! Dentro do tempo definido para isso, trabalhe na criação dos testes ou scripts, respeitando os padrões que foram estabelecidos anteriormente. Revise (peer review é uma boa prática) aquilo que foi criado antes de considerar como versão final. Não se esqueça de montar o suíte de testes antes da execução, para que fique demonstrado visualmente e todos saibam o que será coberto pelos testes;
  • Execução: com os testes construídos, é hora de executá-los. É importante manter um histórico das execuções, com os tempos, testes que passaram, falharam ou que não foram executados. Esses dados serão usados mais adiante quando forem reportadas as métricas. O processo precisa permitir que essas informações sejam guardadas de modo a serem acessadas no futuro, de preferência separadas por release;
  • Cadastro de Defeitos: durante a execução, os defeitos encontrados devem ser cadastrados na ferramenta apropriada. Certifique-se de que cada defeito respeita os padrões e que está endereçado para a pessoa certa, que irá trabalhar na resolução do mesmo. Procure pedir algum retorno caso haja demora na solução;
  • Relatórios de Métricas: ciclo terminado, é hora de contar a história da execução. O relatório de métricas deve fazer exatamente isso: mostrar como as coisas aconteceram, com números, claro, mas também com significado. Um número contextualizado fornece uma informação melhor do que apenas o valor “cru”. Use a criatividade ao apresentar os resultados, buscando fazer dessa informação um instrumento que auxilie os tomadores de decisão. Falconi já dizia que só aquilo que pode ser medido é que pode ser melhorado. É exatamente para isso que as métricas servem: para melhorar o processo e os sistemas, saber onde estão os gargalos, as maiores incidências de defeitos, mostrar o desempenho da aplicação, etc. Não use estas informações para servirem simplesmente como metas para a equipe. Você pode comprometer a qualidade do trabalho, criando competição em vez de colaboração;
  • Aprovação do cliente: o famoso sign-off. Depois de todo o engajamento, planejamento, execução e apresentação dos resultados, chega a hora de o cliente dizer se aprovou ou não aquilo que foi entregue. Você vai descobrir se poderá ir adiante e trabalhar em outras releases ou projetos, ou se ficará pelo caminho. Uma grande expectativa paira sobre a equipe neste momento. Pode ser, inclusive, que seu emprego dependa disso, portanto, tenha ao menos a certeza de que tudo foi bem feito e que os resultados obtidos terão valor para o cliente. É a oportunidade única de estabelecer uma relação de longo prazo e este ponto é onde você será capaz de saber se isso será ou não possível. Capriche!


Maturação

Após estar estabelecido com sucesso, vem a fase de amadurecimento do projeto. É onde você começa a pensar em como as coisas podem ser melhores e também corrigir eventuais distorções. Aqui o funcionamento das coisas vai ficando mais natural para todos e se pode vislumbrar o futuro das atividades. Para isso, é preciso:

  • Ajustes: todo motor precisa de revisão de tempos em tempos para que possa aumentar sua vida útil. Com um processo não é diferente. Depois de estar em operação pela primeira vez (e até bem depois disso), é adequado que ele passe por pequenos ajustes, seja de padrões que faltaram ou estão sobrando, correções no fluxo, troca de papéis e responsabilidades, etc.;
  • Organização da documentação: documentação deficiente ou a falta dela são problemas comuns no universo dos projetos. Mantenha a sua documentação sempre organizada, se possível faça com que todos tenham acesso e compartilhem as alterações feitas. Os documentos do início de projeto são importantes e precisam ser mantidos, assim como os novos que estão sendo gerados a cada release;
  •  Estabelecimento da rede de contatos: a primeira interação com o time já deve ter dado uma ideia de quem é responsável pelo quê e como você pode acessar essas pessoas. Se essa rede ainda não estiver clara, não se assuste.  Em muitos casos, novas situações exigirão novos contatos. Sua rede pode crescer sempre. Apenas cuide para que os contatos principais estejam na sua lista. E mantenha o relacionamento com essas pessoas o mais frequente possível. Isso faz uma diferença grande em termos de confiança percebida;
  • Replicar o que foi feito com sucesso nas releases seguintes: parece óbvio, mas sempre tem gente disposta a reinventar a roda. Não tente elaborar uma forma de procedimento diferente a cada release. Se um padrão de processo foi definido, faça ajustes, mas não tente algo novo a cada interação. Além de passar uma impressão de que você não tem certeza do que está fazendo, isso custará muito tempo de setup;
  • Revisar e melhorar o processo sempre que possível: mesmo tendo citado indiretamente em itens anteriores, nunca é demais lembrar que um processo deve ser encarado pela lógica Darwiniana, ou seja, algo que se modifica com a necessidade e se adapta às novas situações cotidianas. Quando você notar que há espaço para uma melhoria significativa, não hesite em sugerir ou aplicar as mudanças cabíveis. A eficiência vem daí.

Trabalhar com projetos internacionais, sejam de testes ou não, ainda tem diversos outros pormenores. Como já colocado, um nunca será igual ao outro e as variáveis são quase infinitas. Como dica final, há alguns pontos adicionais que eu considero relevantes:


Coisas com as quais que você precisa lidar

  • Distância: trabalhar com equipes distribuídas é sempre um desafio. Se você tem a oportunidade de viajar com frequência, mantendo um contato mais próximo, excelente. Caso contrário, minimize os efeitos dos quilômetros usando todos os recursos de comunicação possíveis. Hoje em dia, isso é bem mais fácil. Tente não ficar apenas no virtual, utilize videoconferências ou reuniões por telefone com maior frequência. Faça-se presente, mesmo distante;
  • Cultura: além da questão de saber “se virar” em outro país, como já mencionado, é muito produtivo você ter “jogo de cintura” para lidar com formas de pensar diferentes da sua. Informe-se a respeito disso para evitar problemas de comunicação. Dizer “o que você fez está tudo errado” pode ter interpretações diferentes, dependendo de quem está falando. Para alguns pode soar ofensivo, para outros é apenas dia-a-dia de trabalho. Atente para essas particularidades;
  • Fuso horário: este pode ser um grande desafio, dependendo de onde as pessoas do time estão. Fazer reuniões com diferença de uma hora do fuso horário é uma coisa. Fazer o mesmo com doze horas de diferença é outra. Muitas empresas pensam nisso ao contratar algum tipo de serviço, justamente porque está muito ligado à produtividade. Mas, em muitos casos, há períodos de tempo onde os times estão em sincronia. Aproveite isso ao máximo, marcando reuniões importantes para estes horários, assim todos podem participar;
  • Ambiente e segurança: Considere que há políticas rígidas de segurança da informação e acesso a determinados ambientes ou sistemas em muitos lugares. Pode ser um fator determinante no momento de se validar um build ou acessar um banco de dados. Esteja informado acerca das políticas de confidencialidade que porventura existam. Elas estão ali justamente para indicar até onde você pode ir;
  • Prazos de entrega: como em todo projeto, o prazo é quase sempre o vilão do trinômio. Saiba que você poderá ter de trabalhar com prazos mais ou menos apertados e, para isso, um bom plano de contingência ajuda. Organize seu trabalho de forma a terminar no prazo (ou antes), mas tenha um plano reserva caso adversidades apareçam e estabeleça isso com o cliente de forma transparente;
  • Comunicação: além de comportar os itens de distância, fuso horário e cultura, a comunicação tem outros detalhes que influenciam diretamente no andamento das atividades. A frequência com que a comunicação é realizada, os meios como ela é transmitida e as abordagens usadas para cada tipo de comunicação podem fazer a diferença. Entenda que também pode haver ruídos que precisam ser trabalhados e a melhor forma para isso é manter tudo o mais claro possível e dentro de um espaço de tempo que não atrase os trabalhos. Use sempre a informação mais atualizada e dissemine-a aos interessados. Saiba como o cliente prefere que você reporte os dados de que ele precisa e de que todos estão recebendo as informações no tempo certo;
  • Expectativas do cliente: um erro comum é tentarmos adivinhar o que o cliente quer. Evite achismos mantendo um diálogo permanente e procurando entender o que deve ser entregue. Dizem que, num projeto, a melhor surpresa é não haver surpresas. Para minimizar frustações e evitar aumento de custos, mantenha o seu trabalho e sua comunicação sempre alinhados com a expectativa do cliente;


Coisas que podem ajudar você

  • Paixão: elemento primordial para ter sucesso. Se você não faz o que gosta, procure ao menos gostar do que faz. Parecem duas frases iguais, mas há uma grande diferença entre elas. Quanto você coloca paixão no seu trabalho, as coisas andam com mais tranquilidade e seus objetivos ficam mais claros até para você;
  • Conhecimentos de testes: óbvio! Se você está trabalhando com um projeto de testes, é mais do que esperado que já possua um conhecimento no assunto. E isso nunca é demais. Quanto maior for sua vivência e experiência neste mercado, mais contribuições você tende a oferecer. Procure trazer pessoas especializadas para o seu time. Muitas empresas acham que qualquer um pode executar tarefas de teste, o que é um engano. Formação e carreira têm muito valor nessa área e o profissional de testes precisa ser valorizado;
  • Automação: cada vez mais presente no mercado, a automação, antes usada apenas em ambientes de regressão, tem feito parte de outras fases dos projetos de testes. Não sei se isso é certo ou não, afinal sabe-se que há um custo-benefício envolvido que deveria ser calculado, mas o fato é que tais conhecimentos são sempre úteis, independente da ferramenta que está sendo utilizada. Estes conceitos podem representar um diferencial na sua carreira. Se ainda não sabe sobre automação, aprenda.
  • Inglês: projetos internacionais normalmente tem o inglês como idioma oficial, mesmo quando há pessoas envolvidas em países que originalmente não falam a língua. Portanto, já passou da hora de os profissionais de TI que almejam carreira internacional aprenderem inglês. Outros idiomas podem complementar, mas inglês é o mínimo necessário para qualquer atividade desse tipo;
  • Error Guessing: como profissional de testes, você precisa ser bom em encontrar defeitos. Por mais que alguns relutem ou inventem nomes rebuscados para as atividades, o cerne do nosso trabalho ainda é encontrar erros. Quanto melhor você for nisso, mais valor irá trazer para o cliente. Isso, claro, se a atividade for percebida dessa forma. Não há receita para isso, mas experiência, curiosidade e técnica são facilitadores;
  • Ser proativo: clientes estrangeiros, especialmente os dos EUA, gostam bastante de profissionais proativos e que vão além das suas tarefas diárias. Saber fazer e deixar isso claro é importante, mas antecipar problemas ou situações não previstas, tomar a frente em tarefas de liderança ou organização são itens bem vistos aos olhos americanos, por exemplo.  Contribuir com algo mais é quase um dever e pode lhe dar uma visibilidade muito interessante frete a novas oportunidades;
  • Negociação e Flexibilidade: assim como saber ouvir, saber negociar e ser flexível a possíveis mudanças demonstra um envolvimento com o cliente e passa confiança a ele quanto ao seu trabalho. Em caso de mudanças bruscas necessárias, converse com o cliente, sincronize as expectativas, informe sobre riscos, mas sempre procure ajudar;


  • Ter um bom time trabalhando com você: ninguém trabalha sozinho, portanto tenha com você um time de pessoas comprometidas e competentes.  Busque agir de forma motivadora e colaborativa e estimule isso na equipe. Faça com que todos percebam a importância do trabalho coletivo, afinal, todos ganham ou perdem juntos. Ter um time do qual você tem orgulho de fazer parte não tem preço. E quando isso consegue se traduzir em conquistas e oportunidades, é bom para todos, inclusive para a sua empresa e para o cliente. 

Nunca é demais ressaltar que as dicas aqui mencionadas nem sempre podem representar a realidade de todos os projetos. Sendo assim, aproveite aquelas que possam ajuda-lo no seu trabalho e construa as bases daquilo que é distinto em relação ao seu caso. Lembre-se de que é um exercício diário que trás reponsabilidades, mas que pode render grandes frutos em termos profissionais. O maior legado que fica é que, à medida que vai enfrentando situações como essa, você enriquece sua mente e aumenta seu conhecimento. Isso nuca tem fim e é assim que se amadurece como profissional. Boa sorte!




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